segunda-feira, novembro 27, 2006

Ecs 8

Perspectiva do Grupo



A perspectiva do grupo em relação ao curso, a aprendizagem e os conhecimentos adquiridos por nós até o presente momento, nos faz refletir sobre nossa prática diária, afinal estamos na melhor faculdade federal do Rio Grande do Sul, a Ufrgs. Aqui aprendemos a ser pessoas mais criativas, inovadoras, questionadoras, desafiadoras, que buscam não só a teoria, mas a prática aliada à ela de tal forma, que uma não sobreviva sem a outra.
Dificuldades..., aprendemos a fazer delas, subsídios necessários para a formação docente que nos propomos conquistar. O bom professor, sabe da necessidade que nós humanos, temos de elevar nosso "ego", nos exaltar de orgulho e ter o dever cumprido, ao saber que somos capazes de contornar todas as pedras ao longo da imensa estrada que precisamos percorrer juntos.

"A coisa principal na vida não é o conhecimento, mas o uso que dele se faz"

quarta-feira, novembro 22, 2006

ECS 9


Esta é a versão final do texto dos grupos "H" e "E", para conhecer nosso trabalho clique AQUI.

segunda-feira, novembro 06, 2006

1º Halloween do Pead.



Nossa primeira festa de halloween no pead Três Cachoeiras estava um Show!!!
Esperamos ver você no próximo ano, para festejarmos juntos.
A todos os bruxos e bruxas mil beijos...Ha,ha,ha...

sexta-feira, novembro 03, 2006

ECS Atividade 7

Karl Marx e Friedrich Engels, ambos de nacionalidade alemã, filósofos que fundaram o chamado comunismo. As principais obras que realizaram, destacam-se: O Manifesto Comunista e O Capital.

Karl Marx
Nasceu em 05 de maio de 1818 e morreu em 14 de março de 1883. Foi considerado um dos fundadores da sociologia.
O pensamento de Marx mudou radicalmente a história política da humanidade. Inspirada em suas idéias, metade da população do mundo empreendeu a revolução socialista, na intenção de coletivizar as riquezas e distribuir justiça social. Com uma posição política que se identificava cada vez mais com a esquerda republicana, Marx em 1841, apresentou sua tese de doutorado, em que analisava, na perspectiva hegiliana, as diferenças entre os sistemas filosóficos, concebendo a idéia de um sistema que combinasse o materialismo e o idealismo. Passou a colaborar no jornal de Colônia, cuja direção assumiu em 1842, já casado em 1845, foi expulso da França pelo governo, então se estabeleceu em Bruxelas e iniciou a duradoura amizade e colaboração com Engels.
Nessa época Marx trabalhou em diversos tratados filosóficos, em 1848 redigiu, com Engels o Manifesto Comunista, resumo do materialismo histórico, em que aparecia pela primeira vez o famoso apelo à revolução com as palavras “Proletários de todos os países, uni-vos!”.
Depois de participar do movimento revolucionário na Alemanha, Marx regressou definitivamente a Londres, onde o resto da vida contou com a generosa ajuda econômica de Engels para manter sua família. Marx redigiu outras obras e em 1964, voltou à atividade política, participou da fundação da Associação Internacional de Trabalhadores, como líder principal e foi um dos fundadores do Partido Social Democrata Alemão em 1875.


Friedrich Engels
Protetor e principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. De grande capacidade intelectual, conhecia muitas línguas e especializou-se em temas como as nacionalidades, política internacional, assuntos militares e ciências. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 05 de agosto de 1895.
Engels, por imposição do pão dedicou-se aos negócios da família, onde trabalhou nos escritórios de exportação. Fez amizades com os jovens alemães, grupo de escritores liberais e revolucionários e logo juntou-se aos hegelianos, formou-se em jornalismo adquirindo fama de dialético profundo e incisivo, sobretudo por seus ataques à religião.
Em 1847, organizou a liga comunista, oriunda de uma sociedade secreta chamada Liga dos Justos. No ano seguinte o movimento revolucionário fracassa e Engels, obrigou-se a exilar-se da Alemanha, mas mesmo assim junto com Marx, colaborava na estruturação e difusão do movimento comunista. Após, a morte de Marx, completou os volumes II e III de “O Capital” que o autor não pudera concluir, e Engels também escreveu algumas das principais obras que contribuíram para a sistematização do materialismo dialético e histórico.

Marxismo
Fruto de décadas de colaboração entre Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo influenciou os mais diversos setores da atividade humana ao longo do século XX, desde a política e a pratica sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos, e se tornou doutrina oficial dos países de regime comunista.
Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sócias que Marx e Engels elaboraram e que mais tarde foram desenvolvidas por seguidores. Interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis de desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo.
As duas vertentes do marxismo são o materialismo dialético, para o qual a natureza, a vida e a consciência se constituem de matéria em movimento e evolução permanente, e o materialismo dialético histórico, para qual o fato econômico é a base e causa determinante dos fenômenos históricos e sociais, inclusive as instituições jurídicas e políticas, a moralidade, a religião e as artes.
Marx e Engels, afirmam que a história de todas as sociedades do passado é a historia da luta de classes.