terça-feira, dezembro 19, 2006

Ecs 11

Reflexão: Desigualdades Educativas

A proposta de leitura que recebemos para esta atividade, me fez refletir um pouco mais sobre a realidade do ensino público e particular no Brasil. As desigualdades socias enfrentadas, ano após ano, decorrentes de vários fatores que contribuem para essa situação, embora o ensino brasileiro vem progredindo muito nessas últimas décadas.
Cada rede de ensino, é responsável pelo progresso ou não, de seu desenvolvimento na área educacional, a começar pelas diferenças salariais que ocasiona até mesmo, má qualificação de muitos professores da rede pública, que não podem especializar-se para progredir na área do conhecimento. No Nordeste por exemplo, uma das regiões mais pobres do país, muitos dos professores não tem formação pedagógica, nem ao menos o ensino fundamental, por conseqüência, o desempenho dos alunos é assim, prejudicado.
N a zona rural, o acesso ao ensino é ainda mais dificultoso, a distancia muitas vezes percorrida pelas crianças, ultrapassa três quilômetros de caminhada, isso juntamente com as dificuldades financeiras, obriga as famílias a optarem pela não escolarização das mesmas, que necessitam trabalhar para sua própria sobrevivência e de seus familiares.
Ao contrário, a escola particular oferece melhor qualificação de ensino aos seus educandos, bem como mais condição para participar do vestibular, por isso muitos pais com condições financeiras consideráveis, colocam seus filhos para completar o ensino médio nestas e assim, “garantem” o sonhado vestibular.Nossos governantes, infelizmente, muito falam sobre educação e pouco fazem para que seja ela uma educação igualitária e de qualidade, sem desigualdades, sem descriminação e de acordo com as leis, que no papel são lindas como diz o Art.53 do ECA: I – Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; . Realmente sonhamos com isso, porém só será possível quando a comunidade escolar, governantes municipais, estaduais e federais, cada um exercer seu verdadeiro papel de cidadão consciente, preocupado com esse patrimônio universal que é a educação.

1 Comments:

Blogger Mara said...

Rosimeri:As reflexões e questionamentos trazidos são pontuais e merecem uma bela discussão no grupo. Fico no aguardo do ensaio de vocês. Dá uma revisada no teu post pois houve troca de letras na hora da digitação. Profª Mara N Silva

12:07 AM  

Postar um comentário

<< Home