segunda-feira, outubro 09, 2006

Atividade 3

Escola ,Cultura e Sociedade

Questionário referente o texto de Durkheim

1.Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Stuart Mill diz: "tudo aquilo que fezemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Em sua mais larga acepção, compreende mesmo os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homen, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro: pelas leis, forma de governo, pelas artes industruais, ou ainda por fatos físico independente da vontade do homem, tais como o clima, o solo, a posição geográfica".Durkheim diz que essa definição engloba como se vê, fatos inter diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo, sem perigo de confusão.

2.Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Segundo Kant, o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz.Mas o que é perfeição? Perfeição, seria o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas.Levar ao mais alto grau possível todos os poderes que estão em cada um de nós.
Segundo James: Menos satisfatória, é a definição utilitária, pois a educação teria por objeto fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes, porque a felicidade é coisa essencialmente subjetiva, que cada um aprecia a seu modo. Tal fórmula deixa, portanto, indeterminado o fim da educação, e por consequência a própria educação, que fica entregue ao arbítrio individual.
Eis aqui, o ponto fraco que incorrem as definições apontadas.O que, ontem, achávamos sufuciente, hoje nos parece abaixo da dignidade humana; e tudo faz crer que nossas exigências serão sempre crescentes.

3.O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação é preciso observação, considerar os sistemas educativos passados e presentes, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.

4.De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
É grande a diversidade pedagógica.Cada profissão constitui um meio, que reclama aptidões e conhecimentos especiais, que é regido por certas idéias, certos usos, certas maneiras de ver as coisas, e como a criança deve ser preparada em viosta de certa função, a que será chamada a preencher, a educaçãonão pode ser a mesma para todos os indivíduos. Eis porque vemos em todos os países civilizados, a tendência que ela manifesta para ser, cada vez mais, diversificada e especializada.

5.Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
O ideal tem como função suscitar na criança, estados físicos e mentais que a sociedade, a família, profissão e outros, considerem indispensáveis a todos, que o formam. É a sociedade em seu conjunto e cada meio social em particular quem determina a realização deste ideal.

6.A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança números de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade políticano seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim?
Durkheim conclui que acriança desenvolve sua concepção em parte, pela ação exercida pelas gerações adultas sobre ela, preparando-a em seu íntimo as condições essências da própria existência, podendo assim, sermos divididos em dois seres, um constituido de todos os estados membros que não se relacionam senão consigo mesmo, e outro que seria um sistema de idéias, que exprime em nós o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte.

7.Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
O indivíduo por si só, seria apenas um ser sem aptidões, vontades e concepções.É a sociedade que nos lança fora de nós mesmos, faz-se necessário o convívio com o social, já que nossa formação não é hereditária e resulta do convívio comum e das transformações necessárias, pois melhorando a sociedade consequentemente o indivíduo melhora a si próprio.

1 Comments:

Blogger Roberta said...

Rosimeri!!
Que bom que já postaste a atividade 3. Estudar Émile Durkheim e outros sociólogos irá enriquecer ainda mais a sua formação acadêmica. Sociologia e educação estão sempre caminhando juntas.
Conte comigo para tudo que for necessário.
Bom feriado!

6:29 PM  

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