segunda-feira, outubro 30, 2006

ECS 8




Oi pessoal tudo bem?
Esta é minha minha imagem, se você tiver igual escreva-me.
Meu e-mail: rosimeri.cardoso@yahoo.com.br

ECS 6

Vivemos num mundo onde, constantemente estamossubmetidos aos domínios de alguém, hora dominamos, hora somos dominados.
Em minha escola não é diferente, assim, quando Weber nos mostrou os tipos de dominações, pude compreender melhor o mundo a minha volta. Analisando a escola, nós professores temos por dever seguir regras e leis como a LDB, embora as vezes flexíveis, sujeitas a modificações, estamos submetidos à ela. A própria escola possui a direção, outra forma de dominação que devemos obediência e assim, sucessivamente.
A comunidade escolar, a grande maioria é católica, possui princípios familiares e segue tradições, nós professores procuramos e falamos num caminhar igualitário diante de nossos alunos, porém somos para elesuma espécie de líder que também impomos de certa forma a dominação.
Assim, constatei diante desses novos conhecimentos que venho adquirindo ao longo desta curso, que o importante é que nós saibamos usar desse "poder dominante" que julgamos possuir em favor do bem, para a construção e não para imposição de nossas próprias concepções.

quinta-feira, outubro 26, 2006

ECS5-Weber

O ser humano por natureza, pode-se dizer que é dominante e também dominado, nos três tipos puros de dominação legítima.

Dominação Legal:
Entendo por este tipo de dominação aquela em que o sujeito está submetido a determinadas regras ou estatutos, as quais precisa seguir. Um empregado por exemplo, trabalha em uma firma e para que possa se estabelecer no emprego, deverá acatar as ordens de seu superior que também por sua vez está legitimado pelas normas de funcionamento da empresa.Nesta dominação é seguida a formalidade.

Dominação Tradicional:
Neste tipo o que mais prevalece é um estatuto regido pela sabedoria, a vontade, trabalham por privilégio ou concessão.
Pode-se agir por conta própria, como o pai de família, que é o chefe e tem o dever de guiar sua família, de instruir porém, isso não o obriga a seguir regras que não possam ser mudadas.
Também, no caso as religiões, cada um de nós segue aquela que considerarmos a melhor, ou que vai de acordo com nossas concepções.Firmada pela tradição, e é o mais tipo de dom patriarcal.

Dominação Carismática:
Esta, é regida basicamente pela afetividade, o carisma, e não devido a qualificação pessoal, embora as vezes falta competência. Aqui, obedece-se ao lider por exemplo, porque ele é considerado pelos que o seguem uma espécie de herói.
Por sua vez, a dominação carismática tem caráter eminentemente autoritário e dominador, e na medida que o carisma vai desaparecendo faz-se necessário a substituição do lider.

quarta-feira, outubro 18, 2006

Escola, Cultura e Sociedade Atividade 4


Visitei os blogs de alguns colegas, e pude perceber que todos estão se esforçando ao máximo, para conhecer melhor este ambiente, quanto ao uso de tantas tecnologias. Assim, como os colegas meu primeiro contato com esse mundo virtual, foi aqui neste pólo da Ufrgs, estamos um pouco assustados mas, ao mesmo tempo fascinados com a tecnologia e a diversidade de recursos que a mesma pode nos oferecer.

Escola, Cultura e Sociedade Atividade 2


O mundo virtual da tecnologia, nos mostra vários caminhos que nós professores podemos percorrer para trabalhar com nossos alunos e tornar a educação mais atraente, diante de tantas ferramentas que irão nos auxiliar muito, em nossa caminhada docente. A visita aos sites e blogs educacionais, foi muito enriquecedora e acrescentou diversos entendimentos e conhecimentos em minha bagagem, pois a cada descoberta percebia a grandeza da tecnologia e o benefício que pode trazer para a educação e o desenvolvimento do educando.

terça-feira, outubro 17, 2006

Educação e Tecnologias da comunicação e Informação Atividade 2


Tive o prazer de visitar os blogs educacionais sugeridos pela disciplina, o conteúdo existente nesses blogs é maravilhoso, existem mil propostas de atividades que podem ser usadas com nossos alunos, sem mencionar o fato de encantamento que terão ao fazer um blog de nossa escola por exemplo, ou até mesmo seu próprio blog, que nada mais é do que um lindo caderno virtual, mágico, onde é possível colocar músicas, imagens, além de muita informação.
Realmente, a história dos blogs diante de tantos recursos, faz da educação um caminho mágico de aprendizagem. Se preferir dê uma olhadinha nos endereços abaixo.
Endereço: www.empedilsonduarte.hpg.ig.com.br/
Nome: Site da escola prof. Edilson Duarte (Blogs)
Objetivos: Apresentação da escola, espaços, ambientes e metodologias.
Nome: Salto para o futuro
Objetivo: Mostrar a possibilidade de um programa de educação a distância, cronogramas da tv escola, apresentações.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Atividade 3

Escola ,Cultura e Sociedade

Questionário referente o texto de Durkheim

1.Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Stuart Mill diz: "tudo aquilo que fezemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Em sua mais larga acepção, compreende mesmo os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homen, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro: pelas leis, forma de governo, pelas artes industruais, ou ainda por fatos físico independente da vontade do homem, tais como o clima, o solo, a posição geográfica".Durkheim diz que essa definição engloba como se vê, fatos inter diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo, sem perigo de confusão.

2.Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Segundo Kant, o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz.Mas o que é perfeição? Perfeição, seria o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas.Levar ao mais alto grau possível todos os poderes que estão em cada um de nós.
Segundo James: Menos satisfatória, é a definição utilitária, pois a educação teria por objeto fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes, porque a felicidade é coisa essencialmente subjetiva, que cada um aprecia a seu modo. Tal fórmula deixa, portanto, indeterminado o fim da educação, e por consequência a própria educação, que fica entregue ao arbítrio individual.
Eis aqui, o ponto fraco que incorrem as definições apontadas.O que, ontem, achávamos sufuciente, hoje nos parece abaixo da dignidade humana; e tudo faz crer que nossas exigências serão sempre crescentes.

3.O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação é preciso observação, considerar os sistemas educativos passados e presentes, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.

4.De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
É grande a diversidade pedagógica.Cada profissão constitui um meio, que reclama aptidões e conhecimentos especiais, que é regido por certas idéias, certos usos, certas maneiras de ver as coisas, e como a criança deve ser preparada em viosta de certa função, a que será chamada a preencher, a educaçãonão pode ser a mesma para todos os indivíduos. Eis porque vemos em todos os países civilizados, a tendência que ela manifesta para ser, cada vez mais, diversificada e especializada.

5.Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
O ideal tem como função suscitar na criança, estados físicos e mentais que a sociedade, a família, profissão e outros, considerem indispensáveis a todos, que o formam. É a sociedade em seu conjunto e cada meio social em particular quem determina a realização deste ideal.

6.A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para vida social, tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança números de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade políticano seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim?
Durkheim conclui que acriança desenvolve sua concepção em parte, pela ação exercida pelas gerações adultas sobre ela, preparando-a em seu íntimo as condições essências da própria existência, podendo assim, sermos divididos em dois seres, um constituido de todos os estados membros que não se relacionam senão consigo mesmo, e outro que seria um sistema de idéias, que exprime em nós o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte.

7.Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
O indivíduo por si só, seria apenas um ser sem aptidões, vontades e concepções.É a sociedade que nos lança fora de nós mesmos, faz-se necessário o convívio com o social, já que nossa formação não é hereditária e resulta do convívio comum e das transformações necessárias, pois melhorando a sociedade consequentemente o indivíduo melhora a si próprio.

domingo, outubro 08, 2006

Magia



A vida é mágica,como o brilho das estrelas!!!
Cabe a você descobrir o segredo para começar a brilhar.
Acredite, isso é possível...depende de você.